Multipure
Compartilhar:
DESCRIÇÃO DO PROCESSO
Este sistema é o primeiro passo no processo de refinação. Pode ser aplicado tanto para degomagem de óleo para o refino físico ou para degomagem e neutralização como parte do refino químico. Os óleos com baixo teor de fosfatídeos não-hidratáveis (gomas), tais como óleo de palma geralmente podem ser refinados fisicamente, enquanto óleos com alto teor, tais como óleo de soja e de canola, devem ser neutralizados pelo processo químico para se obter melhor qualidade.
Condicionamento ácido: O primeiro passo tanto para degomagem como para neutralização é tratar o óleo com ácido para precipitar impurezas como os fosfatídeos não hidratáveis e traços de metais. O óleo a ser processado é aquecido e misturado intensamente com ácido no Misturador de Ácido, seguindo para o Reator de Condicionamento. O óleo de palma e similares com baixo teor de gomas podem ser enviados diretamente ao branqueamento após o condicionamento ácido. Degomagem: O óleo já condicionado com ácido é misturado com água e (em alguns casos) uma pequena quantidade de soda cáustica no Misturador de
Reagente. Em alguns casos, a temperatura do óleo é reduzida no Resfriador de Reação. O óleo tratado entra no reator onde as gomas precipitadas são aglomeradas devido ao tratamento com ácido e com água. A mistura é
suavemente descarregada através do Aquecedor de Separação e segue para a Separadora Centrifuga onde as gomas são separadas do óleo e enviadas para armazenagem. Neutralização: O processo “Super Long-Mix” é semelhante ao processo de degomagem com a diferença que o óleo condicionado com ácido é tratado com maior quantidade de soda cáustica para neutralizar completamente (saponificar) os ácidos graxos livres no óleo, assim como remover as gomas e outras impurezas. O sabão resultante da neutralização é removido na Separadora Centrifuga.
O óleo degomado ou neutralizado é imediatamente enviado ao branqueamento onde adsorventes especiais removem o restante das gomas e sabão. Quando o sistema é utilizado somente para degomagem, uma seção de secagem a vácuo é adicionada após a Separadora Centrifuga .
CARACTERÍSTICAS E VANTAGENS
- • Sistema concebido para múltiplas aplicações para os processos de Condicionado Ácido, Degomagem com Água, Degomagem Especial, Degomagem Enzimática e Neutralização.
- • Oferece condições ótimas de processo tanto para Degomagem como para Neutralização devido a possibilidade de resfriamento do óleo antes da reação e do Reator com tempo de retenção e agitação variáveis.
- • Reator projetado para permitir que os materiais precipitados e aglomerados permaneçam em suspensão. Este Reator é o ponto principal do processo de Neutralização “Super-Long Mix” considerado o melhor método para neutralização, minimizando as perdas e a presença de impurezas residuais no óleo após a separação.
- • Eliminação da água de lavagem devido à baixa quantidade de sabão residual no óleo neutralizado, combinado com o uso de materiais especiais para absorção de sabão na etapa de branqueamento.
- • Mínimo consumo de reagente devido ao uso de misturador de alta intensidade com velocidade variável para a mistura de óleo e reagentes.
- • Plantas com capacidade de 50 a 1200 TPD (toneladas métricas por 24 horas).
CARACTERISTICAS DO REATOR
- • Desenho “Plug Flow” (primeiro a entrar, primeiro a sair) otimizado
- • Mantém os flocos de gomas e sabão em suspensão
- • Evita a quebra dos flocos de material aglomerado
- • Baixo consumo de potência
- • Tempo de retenção variável
- • Entradas múltiplas para permitir alimentação suave
- • Fácil acesso
CONSUMO DE UTILIDADES
Valores típicos por tonelada métrica de óleo aquecido a 70°C através de óleo desodorizado ou branqueado no Economizador de Alimentação.
Energia Elétrica: 4 – 10 kWh dependendo da capacidade da planta
Vapor (2 barg): 0 – 30 kg dependendo do processo
Água de Resfriamento (30 °C): 0 – 3 m3 com Δ T 6°C em função do processo
Ácido Fosfórico/Cítrico: 0,5 a 1,0 kg
Soda Cáustica (50%):
Degomagem Especial: 1,9 kg / kg Ácido + 0,5 – 1,0 kg
Neutralização: 1,9 kg / kg Ácido + 0,3 – 0,6 kg / kg FFA
Água de Processo: 10 – 30 kg
Nota: A quantidade de água de resfriamento é dada em volume em recirculação por tonelada de óleo. Perda e tipicamente 3% desta quantidade.
ÁREA RECOMENDADA PARA A PLANTA
50 – 200 TPD: Dois níveis, cada um com 55 m2 e 6 m de elevação.
200 – 600 TPD: Dois níveis, cada um com 60 m2 e 8 m de elevação.
600 – 1200 TPD: Dois níveis, cada um com 120 m2 e 8 m de elevação.
Nota: Não inclui o espaço para a sala de controle, painéis dos motores e armazenagem e transporte de adsorventes.